luteranismo - meaning and definition. What is luteranismo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is luteranismo - definition

PARTE DO PROTESTANTISMO
Luterana; Igreja luterana; Luterano; Luteranos; Igreja Luterana; Luteranas; Igreja Evangélica Luterana Brasileira

Luteranismo         
m.
Doutrina dos Luteranos.
Seita religiosa, fundada por Lutero.
(De luterano)
luteranismo         
sm (luterano+ismo) Doutrinas religiosas professadas por Martinho Lutero (1483-1546) ou mantidas pela Igreja Luterana; protestantismo.
Luteranismo         
O luteranismo é um dos principais segmentos do protestantismo, com aproximadamente mais de 77 milhões de fiéis,Segundo dados dos afiliados à Federação Luterana Mundial. «More than 77 million Lutherans in 148 LWF member churches».

Wikipedia

Luteranismo

O luteranismo é um dos principais segmentos do protestantismo, com aproximadamente mais de 77 milhões de fiéis, que tem por base a teologia de Martinho Lutero, um frade católico, reformador e teólogo alemão. Surgiu a partir dos esforços de Lutero em reformar a doutrina e prática da Igreja Católica, até então a tradição cristã dominante no ocidente, o que originou a Reforma Protestante. Esta teve como principal base a publicação das 95 Teses, que foram divulgadas nos territórios de língua alemã do Sacro Império Romano-Germânico criticando algumas práticas da Igreja Católica, contrariando as autoridades governamentais e eclesiásticas da época. Durante a Reforma, o luteranismo tornou-se a religião oficial de vários estados do norte da Europa, especialmente no norte da Alemanha, Escandinávia e a então Ordem da Livônia.

A divisão entre os católicos romanos e os luteranos aconteceu em 1521 com a Dieta de Worms, onde Lutero e todos seus seguidores foram oficialmente excomungados pela Igreja Católica. A divisão tinha por base a doutrina da justificação, sendo que Lutero advocava-a através do princípio de que "a salvação vem somente pela graça, somente pela fé e somente por Cristo", contrariando o ponto de vista romano, que se baseava em uma "salvação pelo amor e pelas boas obras".

Ao contrário de outras igrejas cristãs que surgiram por meio da Reforma, assim como o calvinismo, o luteranismo mantém muitas práticas litúrgicas e ensinamentos sacramentais do período pré-Reforma, com uma ênfase particular na eucaristia, ou "Santa Ceia". Os principais pontos em que o luteranismo difere das outras igrejas cristãs são o propósito da Lei de Deus, a vocação eficaz, a perseverança dos santos e a predestinação.

No seu conjunto, o luteranismo é a segunda maior confissão cristã do ocidente (atrás do catolicismo romano), contando ao todo com aproximadamente 80 milhões de fiéis, concentrados sobretudo nos países da Escandinávia. As maiores igrejas locais são a sueca e a alemã.